amigos do Petit pois lilás

Glee - Música de qualidade!

Boa tarde amiguinhos e amiguinhas! Mais um sábado!
E como combinei com vocês, sábado é dia de Dicas de TV & Cinema.
A dica de hoje fica no setor TV, assim como o primeiro post que fiz dessa linha [para quem não leu, a dica foi o seriado Hawaii Five-0, o link está aqui].
Creio que muitos de vocês devem conhecer ou já ter ouvido falar de Glee.
Glee é um seriado que pela crítica é classificado como comédia, porém se olharmos com os ‘olhos certos’, com atenção e carinho, chegaremos a conclusão de que não se trata de uma simples e ingênua comediazinha água com açúcar.
Minha história com Glee foi assim:
Certo dia, maridinho me veio com essa: “Descobri uma série que vale-a-pena assistir, parece ser boa e tem potencial: se chama Glee”...
E eu: “Ihhhh... esquece! Já vi um episódio meio sem-querer na Fox e é puro High School Musical, coisa de adolescente... Já passamos dessa fase” – eu disse!
Isso mesmo! Foi bem assim a minha primeira impressão da série. Mas no meu caso, com mente aberta a novas coisas, a primeira impressão não foi a que ficou.
Maridinho insistiu [ele sempre insiste, e quando ele insiste eu levo em conta por que ele tem boa intuição e conhecimento para filmes e séries e conhece o meu gosto], e esse é o papel dele nesse hobby que compartilhamos: Ele ‘descobre’ o que tem de bom na telinha e na telona, baixa os episódios ou filmes e a gente assiste juntos quase toda noite depois que os meninos dormem.
Depois de ceder aos apelos dele, assisti uns 3 episódios de uma só vez para então fazer minha avaliação e dar o veredicto: se iríamos ou não seguir acompanhando o seriado.
O episódio que assisti anteriormente sozinha e que me fez ter a impressão errada da série foi um episódio relativamente ‘normalzinho’, de meio de temporada, não me lembro ao certo qual foi. Mas o primeiro episódio que o marido baixou para eu assistir junto com ele foi, no sentido mais amplo da palavra, “uma jóia”!
Estou falando do episódio 16 da primeira temporada, “Home”.
Um episódio dedicado às canções do cantor e compositor Burt Bacharach. Entre as canções interpretadas pelo cast de Glee estão “A house is not a home” e “One less bell  to answer”.
O diferencial dessa série e gancho mais importante na minha opinião, é o resgate de canções de outrora, não tão presentes no dia a dia de muitos de nós. Glee traz às novas gerações [me incluo nesse clube] o conhecimento e admiração de cantores que alguns de nós poderíamos nunca chegar a apreciar com profundidade, se não fosse pelo incentivo da série. O teor cultural do seriado fica milhas acima do estereótipo superficial de classificá-la como simples comédia ou musical. Isso sem falar das homenagens feitas aos interpretes e suas canções de sucesso.
Glee conta com um cast impecável: São jovens? Sim, são atores bem jovens, porém jovens muito talentosos, com vozes únicas, e me arrisco a opinar que algumas das canções interpretadas pelo elenco da série algumas vezes fica melhor e mais rico do que a gravação original de determinadas músicas.
Matthew Morrison (Profº Will Schuester) e Lea Michele (Rachel Berry) são exemplos de atores completos, com formação e carreiras fundadas na Brodway.
“A história de Glee se passa dentro do McKinley High School. O professor de espanhol Will Schuester (Matthew Morrison) é um idealista, que assume a coordenação do Glee Club do colégio, um clube musical largado às traças. Como Will fez parte dele quando estudante, aceita o desafio de deixá-lo pronto para o campeonato regional de glees. Não será fácil: o diretor cortou todas as verbas e sua esposa simula uma gravidez para que ele largue o "freela gratuito" e arranje um emprego extra.
Os alunos que entram na empreitada são os ‘losers’ . Só quando o astro de futebol americano Finn Hudson (Cory Monteith) se junta ao grupo é que toda a escola fica de olho no projeto.”
Glee é uma série jovem, com atores jovens, que se passa no high school. E isso gera ‘pré-conceitos’ precipitados quanto à qualidade da série. Mas se vista com bons olhos e de coração e mente aberta, ela tem muito a acrescentar no quesito cultura musical, a todos, sem excessão. Tem músicas, temas, homenagens a cantores, cantoras, bandas, estilos musicais para todos os gostos. Além de ser contagiante como um bom musical que se preze.
A série, vencedora do Globo de Ouro na categoria Musical é exibida no Brasil pelo canal Fox (cabo) todas as quartas, às 22 horas. Há rumores de que a Rede Globo tenha adquirido a série e irá exibi-la à partir de março. Eu pessoalmente, não vejo com bons olhos a exibição de séries de qualidade pela TV aberta, por conta da completa falta de compromisso com os horários que os canais tem com os seriados, não respeitando horários e dias de exibição, seqüência de episódios... Ou seja, a TV aberta sempre prioriza a programação ‘da casa’, colocando as séries apenas para ‘tapar os buracos’ na programação. Acho isso uma completa falta de respeito com os fãs e com os telespectadores que acompanham um determinado seriado.

Outro ponto a se considerar é que a Fox apresenta a série dublada. Meu gosto pessoal é por séries ‘in natura’, legendadas, com a voz original dos atores [isso se estende para filmes também], principalmente quando se trata de um musical. A diferença de qualidade, de envolvimento com as canções e com a trama é gigantesca ao assistir Glee legendado.
Quem tiver a oportunidade de baixar os episódios, faça. Vale a pena!
Glee está na terceira temporada e é campeã de audiência nos EUA.
Vou colocar a seguir algumas das minhas dicas dos melhores episódios de Glee, na minha opinião.
·                     Episódio 16 – Primeira Temporada – “Home”
Músicas em destaque: “A house is not a home” e “One less bell  to answer” (Burt Bacharach)

·                     Episódio 22 – Primeira Temporada – Journey to Regionals”

Participações especiais: Olivia Newton-John e Josh Groban

Músicas em destaque: Don’t Stop Believin’ e To Sir, With Love


·                     Episódio 8 – Segunda Temporada – “Furt”

Músicas em destaque: Marry You  e Just The Way You Are (Bruno Mars)


·                     Episódio 10 – Segunda Temporada – “A very Glee Christmas”

Músicas em destaque: Last Christmas (Wham!)

E não cometam o meu erro inicial: Não comparem Glee com High School Musical! A distância é abismal!!!

Ficha Técnica

Formato : Seriado

Gênero : Comédia Musical

Classificação Etária : antes era 12 anos (Brasil), mais agora é 14 anos.
Criador :
Ryan Murphy
Brad Falchuk
Ian Brennan
País de origem : E.U.A
Idioma original :inglês
Elenco Original :
Lea Michele
Cory Monteith
Dianna Agron
Mark Salling
Chris Colfer
Amber Riley 
Jenna Ushkowitz 
Kevin McHale 
Heather Morris
Naya Rivera
Dijon Talton
Harry Shum Jr.
Patrick Gallagher
Iqbal Theba
Charice Pempengco
Chord Overstreet
Jonathan Groff
Jessalyn Gilsig
Jayma Mays 
Jane Lynch
Matthew Morrison

Exibição
Emissora de televisão original : FOX
Brasil : FOX Brasil


Episódio 15 - Temporada 2 "The Power Of Madonna"
Bom sábado para todos, e um bjinho de quem adora a companhia de vocês!

3 comentários:

Alexandre disse...

Pois é, o grande merito de Glee é nos dar a oportunidade de conhecer um pouco mais que as músicas do momento... mas sim, aquelas canções que marcaram época e que a nova geração não conhece, mas que deveria conhecer. Afinal quem não viveu emoções ao som de um grande flashback lá naquele passado que deixou saudades? Bju minha crítica preferida!!! rsrsrrs teamu by marido.

Aline! disse...

Olá!
Estou criando um blog com produtos Avon, caso queira ser um consumidor, faça uma visita e deixe seu pedido, como o blog ainda está em construção você pode escolher seus produtos através do nosso folheto virtual. O endereço é: www.folhetoavon.com.br já começou a venda da campanha 06/2011.
Para receber os produtos deixe um comentário informando sobre o que deseja e nº do seu tel, entrarei em contato o mais rápido possível.

Obrigada!

Luzia disse...

Olá Jessica, passei para ver as novidades e desejar boa semana.
Beijinhos
Luzia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...