amigos do Petit pois lilás

Que dúvida...Quanto cobrar pela minha costura???

Oi pessoal, como estão indo de domingo? Por aqui chove, o sol de ontem nem chegou a esquentar direito o telhado... hoje a chuva já está caindo novamente, deixando o dia com aquele arzinho frio e me deixando com aquela vontade de ficar na cama debaixo do edredom... rsrsrs =]

Mas vim aqui hoje para deixar um dica bem útil para vocês. Desde que comecei a costurar, sempre tive dúvidas sobre quanto cobrar pelas minhas peças. Queria colocar um preço razoável por conta de se tratar de um trabalho artesanal, feito manualmente, pelas horas que me dedico à eles e pelo custo dos materiais que nem sempre é baixo... Mas aí vinha aquela pulguinha atrás da minha orelha, e eu ficava pensando se não estaria supervalorizando minhas coisas e se não deveria pôr um preço mais em conta. Mas em contrapartida,se a gente colocar um baixo preço nas peças, mal paga o material, muito menos nossa mão de obra. Começa a não valer a pena financeiramente, a não ser pela satisfação pessoal que todas nós temos em fazer nossos artesanatos.
Percebi que esse não era uma questão que incomodava só a mim. Várias amigas e colegas de blog, que também fazem artes manuais já me procuraram e pediram opinião sobre quanto cobrar por tal trabalho ou perguntando quanto cobro pelos meus. 
Para mim não é incômodo algum ajudar. Pelo contrário, faço questão já que a blogosfera e amigas de blogs sempre me ajudaram tanto, em quase tudo que aprendi. Creio que já que estamos aqui, e temos algo que podemos ensinar ou que nossa experiência nos favorece, por que não compartilhar? Esse é o objetivo e o melhor de se ter um blog, não é? Compartilhar, dividir, aprender, ensinar, divulgar.
Calcular o custo de materiais de costura usados em uma peça não é fácil, uma vez que normalmente não utilizamos todo o material comprado em apenas uma peça. Tecidos, linhas, cordões e fitas, normalmente usamos frações destas. Os tecidos viram retalhos, usamos um pedacinho de nada em uma peça, já em outra um retalho maior. Linha... um carretel ou retrós dá pra fazer um monte de coisa, mas gasta. Então, como ser justo e cobrar só o que foi utilizado?

É aí que entra minha dica! Descobri dia desses no blog Chica Bacana, da Ana Cláudia que alguns já devem conhecer, um post falando exatamente sobre isso, nossas dúvidas sobre quanto cobrar pela costura. Quem quiser ler o post dela, o link é esse aqui. Se puderem, leiam outros posts também que lá tem várias dicas úteis pra gente, sobre tudo.
Nesse post ela disponibiliza para quem quiser baixar, uma planilha que ajuda MUUUUUUUITO nesse cálculo de custos.
Você só precisa ter uma breve noção do Excel para usá-la. Basta preencher os campos com as informações certas, como preço e medidas do tecido que você usou, e todos os outros materiais. Não se esqueça de informar quanto pagou por ele, qual a quantidade total ( por exemplo, fita: quantos metros vem no rolinho? e destes, quanto foi utilizado?) Daí a planilha calcula o valor da fração que foi utilizada. Simples assim!!! O mesmo vale pare tecidos, enchimentos... E uma dica minha: Você pode acrescentar itens, de acordo com o tipo de artesanato que você faz, inclusive, quanto custa sua hora de trabalho. 
O link para baixar a planilha é esse aqui. Baixe-a e personalize conforme a sua necessidade. Vale a pena dedicar alguns minutos para preencher a tabela e no fim, ficar com a consciência em dia e a tranquilidade de estar cobrando o preço justo, para você e para seu público. Colocando um preço justo, você se sentirá valorizado pelo seu trabalho, e os clientes reconhecem isso. 
Bem, espero ter ajudado, e quem baixar a planilha e tiver dúvidas sobre como usá-la, fique à vontade para me perguntar. Me mande um e-mail ou deixe um comentário aqui, ok?

Mudando de assunto! Fui na rua outro dia comprar uns tecidinhos para compor uma encomenda (eram só alguns xadrez, poás e tecidinhos neutros que eu precisava), mas novamente não me contive e comprei uns tecidinhos que me apaixonei.
Gente, eu preciso confessar: Tecidos são minha fraqueza! Não resisto à eles! Sou apaixonada por eles, amo comprar sempre mais, e confesso também que tenho em casa muito mais tecidos do que posso dar conta de usar! rsrsrs! E também tem o fato de que aqui na minha cidade não é fácil encontrar certas estampas, tecidos infantis então... Por aqui, normalmente os tecidos que tem em uma loja, tem em todas as outras. Então, quando eu me deparo com tecidos apaixonantes, eu não perco a oportunidade!
Mas me digam se não são lindos?
Você também não perderiam a linha por eles?
Eles já estão lá na página de tecidos, na abinha do menu "Tecidos Disponíveis".
Bem, fiquem com um bjão e tenham todos uma ótima semana!

7 comentários:

Wal disse...

Olá querida Géssica, chegei aqui por acaso e já me apaixonei pelo post.... realmente é muito complicado calcular o valor dos nossos trabalhinhos e eu já vou baixar a planilha pra mim, valeu pela dica e é claro que eu já estou me tornando seguidora!
Beijos!!!
http://diaadiaartistaamadora.blogspot.com

Francyelly Moura disse...

Não sou artista, mas admiro muito quem tem essa habilidade e amaria ter esse jeitinho=] Mas estou seguindo seu blog! Achei seu cantinho muito organizado e dá gosto ver suas peças.
Ah, enquanto você não resiste a tecidos, eu não resisto a esmaltes...rsrs

Se puder me seguir agradeço!
http://promocoesnaprateleira.blogspot.com/

Beijocas, Fran
Voltarei sempre para conferir seu trabalho! Gostei de tanta coisa, que assim que sobrar um dim-dim veho aqui comprar umas coisinhas!

PAULINHA SALES disse...

Olá Géssica, tudo bem???

Agradecendo sua visitinha, gostei muito deste post sobre o valor dos nossos trabalhos, vou dar uma passadinha na Chica Bacana para conferir o post dela sobre o assunto.
Por falar naquele tecido em composê lilás, eu também me apaixonei, a minha peça também já está acabando, vou na loja ver se tem mais, os sachês ficaram neste tecido.

Beijinhos Carinhosos...

Paulinha Sales
www.flordechitadeamargosa.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Géssica,

Obrigada por divulgar o meu trabalho!
Adorei o seu Blog.
Bjo,
Ana Cláudia

Luciana disse...

adorei o blog obrigada pelas dicas.
bjos!

Anônimo disse...

Oi Géssica, Boa Noite!
Adorei seu blog, muito obrigada pelas dicas. Não consigo baixar a planilha pelo link, vc poderia me fazer um grande favor de me enviar por e-mail.
millenabarnabe@hotmail.com

Muito Obrigada!!!!
Milena

Luci disse...

Oi Géssica, tudo bem, no meu caso eu costuro por medida ou seja, as clientes trazem os tecidos e eu cobro apenas pela costura e aviamentos, fiquei um tempo afastada por motivos de saúde e pretendo retornar, porém estou meio desatualizada nos preços, como devo calcular? Moro no interio de São Paulo, se vc puder me orientar, desde já te agradeço.Obrigada, bjs. (Luci)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...