amigos do Petit pois lilás

Sachês perfumados: Como fazer?

Olá meninas blogueiras e visitantes!
Tudo bem com vocês?
Por aqui tudo anda (estranhamente) calmo!!! rsrrs
É mesmo, calmaria nesta casa logo causa estranheza, aqui a casa é sempre bem animada: casa com dois gurizinhos levados e cheios de energia, mamãe tentando bancar a artesã no meio da cozinha... Tentando atender às encomendinhas, aí no meio da costura tem que parar e desmontar todo o "aparato" pra liberar a mesa da cozinha e fazer a janta... rsrsrs =] É... tá pensando que a vidinha é fácil?!!! Nada, nada!
Mas a gente vai seguindo, um dia de cada vez, e eu na torcida pra chegar logo o dia do meu cantinho de costura virar realidade!

Mas, por falar em costura, o negócio é o seguinte: Tenho recebido alguns pedidos das minhas clientes para fazer sachês perfumados. Já passeei pela blogosfera, descolei alguns moldes lindinhos, mas nas minhas pesquisas, não consegui chegar num consenso sobre como perfumar os sachês...
Li sobre embeber algodão na essência e colocar no meio do plumante do recheio, tinha quem sugeria fazer uma mistura de essência, líquido para diliur e formol e misturar na serragem... Tinha até receita com sagú (é, aquele de fazer pra comer - que eu adoro, o meu favorito é o de vinho tinto!) 
Mas na verdade, não me senti segura com nenhuma das sugestões que li.
Por favor, meninas, me ajudem! Quem souber, quem já fez e comprovou que dá certo e fica bem legal, por favor, se não for pedir muito, me dê uma luz. 
Estou aceitando todas as dicas, sugestões, receitas que vierem, confio em vocês, minhas seguidoras e tenho certeza que os conselhos que eu receber serão oferecidos com carinho!
Então, please, quem souber de um jeitinho fácil e caprichado de fazer sachês, agradeço de coração se me der um help!
Enquanto isso, estou cheia de coisinhas prontas, esperando para postar, mas essas só posso postar depois que eu entregar, pois são presentinhos e não quero que as queridas que vão receber os mimos os vejam antes da hora, né?!!!
É só esperar um "cadinho" assim, bem pouquinho, que já volto com as novidades!
Agradeço desde já a quem puder me dar as dicas sobre sachês.
Um bjão e tenham dias de inspiração, todas!

25 comentários:

Neli Rodrigues disse...

Géssica, que bom tê-la como amiga, seja mto bem vinda.
E vendo seu perfil, vc é de uma cidade que tem um lugar bem especial no meu coração, Macaé. Nos carnavais de 92, 93 e 94 (faz tempo...) eu ia prá Macaé, na casa da irmã da minha melhor amiga. O marido dela trabalhava na Petrobrás e eles moravam aí, mas não moram mais, uma pena!
Sobre sua perguntas dos sachês, eu fiz prá por em gavetas e no carro, usei essencia de supermercado, líquida e mergulhei o sachê pronto na mistura de essencia e água, depois deixei escorrer o excesso e pronto, a Leila do blog coisas da bruxinha usa uma essencia em pó, mas essa eu nunca vi, pelo menos na minha cidade.
Estou te seguindo!
Bjs♥

Luzia disse...

Olá Jessica
Como eu entendo essa do cantinho de costura. Há anos que sonho com um cantinho onde possa ter tudo à mão sem ter que perder tempo para ir buscar isto ou aquilo. Mas eu queria um cantinho que desse para costurar e ter todo o material, onde pudesse estudar, ter o computador e os livros e mais as caixas das fitas e dos papéis, das tintas, dos tecidos, das revistas...sei lá que mais. E ainda queria que esse espaço me permitisse ler e descansar um pouco...Tenho o espaço onde poderia fazer isso mas teria que desfazer-me de todo o mobiliário que lá se encontra. O pior é convencer o meu marido. E olha que quase sempre consigo, mas desta vez...
Já tentei fazer-lhe perceber o tempo que perco e que desarrumo a casa toda para fazer uns trabalhinhos. Com o tempo quem sabe...
Quanto aos sachês, eu vi num blogue, há tempos, e já não sei em qual, que deveríamos usar um cartão grosso e bastante prensado, tem um nome específico mas já não me lembro, embeber bem na essencia escolhida e juntar ao enchimento. Tem que ser uma essência de boa qualidade ou perderá rapidamente o perfume. Eu já utilizei grãos de alfazema, umas pedrinhas que se vendem nos catálogos de produtos de beleza,tipo Avon, e essas duram bastante. Tenho um saquinho há dois anos e ainda tem bastante aroma. Até já utilizei sabonete raspado.
Espero que o meu modesto contributo tenha servido para te dar algumas ideias.
Beijinhos e bons trabalhos.
Luz

By Luluzinhas disse...

Olá Géssica, adoro passear no seu bloguinho!!!
Eu tbm quero um espaço só prá mim.....sei bem o que não é ter um canto para minhas inúmeras caixas e caixinhas de materiais....rs.... sem contar que na hora em que vc mais precisa...até conseguir encontrar a criatividade e o ânimo de costurar....já foi embora...rs
Com relação ao enchimento dos cachês...eu aprendi no blog da Fátima do Patch Bahia ausar papel cartão embebido na essencia, que depois é colocado no meio do plumante...fiz isso e deu super certo.
Bjs da Lu

Feltro no capricho disse...

OI Géssica...
Adorei sua visitinha lá no blog,adoro conhecer gente nova.
Sobre o cantinho de costuras,eu tenho o meu,mas já morei em apto e sei bem o que é isso.
Sobre a essência,eu faço assim....
molho todo plumante na essência,e coloco dentro de um pote plástico pra guardar e firmar bem o cheiro.
Na hora de encher,eu coloco papel paraná picado embebido em essência dentro tb,mais plumante....e fica bem cheiroso...lógico como todo sachê com o tempo vai perdendo o cheiro,mas leva bastante tempinho.
vc pode tb reofrçar o cheiro com essência em spray.
Dá uma baforadinha por cima e pronto.
Tem que ser igual que vc usou dentro.
espero ter ajudado.
Bjinhos e volte sempre.
Vou seguir vc tb.
:)

Daisy disse...

Olá Géssica tudo bem?? Obrigada pelo comentário tão carinhoso lá no blog adorei, bem quanto à colocar essências eu não sei mas conheço uma blogueira que talvez poderá te ajudar é a Luci e o blog dela é:http://postandosobreartes.blogspot.com/
D~e uma passada por lá e deixe seu comentário, não custa tentar, ele é bem experiente em artes, fica com Deus bjs Daisy

Unknown disse...

Oi Géssica,
eu estou como vc, precisando do meu cantinho de costura, mas atualmente não é possível, um dia terei.

Quanto ao sachê, nunca fiz, mas já vi todas essas receitas que você encontrou também e não sei o que é melhor.

Beijos!!!

Ana Kroetz disse...

Olá,Géssica!Vim retribuir a visita e já sou seguidora, pois adorei te conhecer e ao seu blog tão recheado de inspirações...Já vou dar pitaco também nos sachês,faço os mesmos como lembrancinhas de maternidade...Gosto muito da natureza,e prefiro fazer um trabalho bem natural:Compro ervas como marcela do campo, camomila,alecrim,erva doce,(enfim as que vc desejar)limpo,misturo e costuro em tnt como saquinhos de chá mesmo.Guardo em embalagem fechada para não pegar umidade...Quando for utilizar, pingo 2 gotas de essência de lavanda no sachê de ervas e utilizo no meio da fibra(recheio) do que for fazer...Recomendo a lavanda porque é a única que não faz mal às crianças e é uma delícia!Segundo a Aromaterapia, a lavanda trabalha o medo...Para um resultado ainda melhor,faça pesquisas com a ervas que utilizará, pois cada uma delas também tem as suas propriedades...
Espero ter ajudado na sua busca...
Bjs,Ana.

Unknown disse...

OLá Géssica, vim conhecer o seu cantinho que é recheado de trabalhos lindos, PArabéns.ja vou te seguir para ficar por dentro das novidades.Tudo aqui é show!!
Beijos e vá conhecer o meu tambem, é simples,mais faço tudo com dedicação e carinho assim como você.
Beijos
http://sandra-puramagia.blogspot.com

Gertrudes Santana disse...

Olá Géssica
Adorei ler o seu texto, você escreve muito bem, dá gosto ler tudo até ao fim, eu também não tenho um cantinho, faço como você na hora do jantar tenho de tirar tudo de cima da mesa, um dia teremos o nosso cantinho se Deus quizer,quanto aos sachês eu fiz uns saquinhos que coloquei alfazema seca, o cheiro dura anos e é muito agradavel, espero que encontre uma essência boa para os seus trabalhinhos.
Beijinhos

Patricia Daltro disse...

Oi Géssica, é um prazer te conhecer e ao seu espaço de artes! :o)
Sobre essa questão do sachê, o que eu fazia antigamente era colocar a essência num punhado de plumante que serviria de enchimento. Só que acho que o cheiro fica forte, então me falaram para diluir no álcool de cereais, que ficaria com o aroma mais brando e ai, sim, colocar no plumante. Isso ainda não testei.

Como trabalho muito com criança, uso muita macela - uma flor seca que vende-se a quilo em casas que vemdem ervas.
O aroma é muito agradável e ajuda a relaxar. Costumo misturar punhados bem generosos da flor seca com plumante. Depois encho a peça. Fica um perfume bem agradável e de longa duração.
Como a flor é seca, pode-se lavar a peça e deixar secar naturalmente ao sol. Só ao lavar, não usar produtos com aroma, o ídeal é lavar com sabão de coco ou neutro.
Espero ter ajudado.


Ainda

Rebeca Spinola disse...

Vim retribuir o carinho deixado lá no meu blog, Géssica!! Sucesso, sorte e muita criatividade para vc! Beijos e volte sempre.

www.rebecaspinola.blogspot.com

Soraia Melo disse...

Oi minha linda, que lindo seu comentario amiga...encheu meu coracao de alegria..saber que de alguma maneira fiz parte desse cantinho..nossa...nao tem preço... :)
Vc é muito querida e com certeza fará muito sucesso, viu?
E sobre a essencia, acho que as amigas ja te deram as dicas certas...depois conte como vc fez, tá bom?
E tenta fazer sim o porta-lenço..super fácil :) e seu pai vai adorar!
beijinhos carinhosos e um lindo dia pra vc,
So

Clemilde disse...

Oi Géssica!
Vim agradecer a visita e a mensagem!
Volto aqui pra ver seus trabalhos.
Bom final de semana.
Beijs

Luci Cardinelli disse...

Olá! Obrigada pela visita e pelo carinho! Cheguei prá ficar!!!

Sobre os schês, eu uso o sagu. Dá uma olhadinha nesse post no meu outro blog
http://postandosobreartes.blogspot.com/2010/05/15-anos-da-sobrinha-ii-sache.html

beijos e uma ótima semana

Vivi melo disse...

Adorei seu trabalho parabéns!!
bjim

Juliana! disse...

Olá Gessica!
obg pelo carinho sempree :)
e adoreii a dica.

beijos

Unknown disse...

Oii Géssica!
Estava pesquisando na internet um meio mais eficaz de perfumar os sachês e encontrei seu blog e detalhe adorei, tanto o blog como vc, agora vou te seguir e sempre q eu tiver um tempinho vou passar aqui para deixar uns recados BJks!!!!! Camila Coelho.

www.sensationatelie.com.br

Isabel candida disse...

Olá Géssica! pesquisando sobre como fazer saches perfumados, encontrei seu blog e adorei. Meu interesse é sobre um trabalho que estou realizando com meus pequenos alunos do 1º ano, onde concluirei fazendo junto com eles saches aromatizados com ervas. Amei as dicas encontradas e agradeço a oportunidade de conhecer, por esta razão utilizarei a dica que mais me agradou e será fácil também para eles. Sucesso e desejo que logo terá o seu cantinho especial. Beijos. Isabel

Adela Temima disse...

Olá. Minha nora fez com sagu. Ficou ótimo. A receita está no blog do site www.bemsimples.com, do Peter Paiva. É só ir na busca e digitar sachê perfumado. Espero que tenha ajudado. Abraços.

Beth Monteiro disse...

Estava eu perambulando pela net e encontrei seu blog, confesso que estou encantada.
Agora não te largo mais...rsrs parabéns!!!

izaprado disse...

Ola géssica, primeiramente gostaria de dizer que eu moro em Macaé também e amei o seu blog, sobre o sache, já fiz o do sagu e da certo sim, mais eu prefiro o de ervas ou flores secas que você pode compra-las ou se você tiver em casa, que fica bem mais facil, é so seca-las e montar.

Anônimo disse...

Olá, Géssica, Adoro passear p/seu blog. Parabens p/ lindos trabalhos...Todos com muito capricho!
Espero receber "novidades" p/ email.
Deus te abençoe.e unge suas mãos.
Beth "Serva do Senhor".Rio Bonito/RJ.
Beijinhos...

Eliana Vilela disse...

Estou achando este seu blog muito fofo. Atualmente, venho me dedicando à confecção de sachês e tenho encontrado dificuldade na hora de colocar a essência, pois quero que ela fixe bem e não manche o tecido. Gostaria de receber sugestões. Parabéns pelo seu lindo trabalho neste Blog.

Sofia Bica disse...

Olá Géssica! gostei muito do teu site, e me identifiquei demais com você também sou mãe, tenho uma menina de 1 e 4 meses, faço artesanato e, nossa! Não é nada fácil. Parabéns pelo trabalho! bjos.

Claudia g. santos disse...

Olá Géssica, amei seu cantinho de artes, vc faz coisas lindas. olha, quanto a sua pergunta sobre sachê, eu uso vermiculita para fazer os meus. compra em floricultura; a textura é parecido com rolha esfarelada e fica ótimo no sachê, porque o cheiro dura muito mais tempo que o sagu. ah, e tem que usar uma essência de boa qualidade. entra no site do peter paiva que ele ensina. beijo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...