amigos do Petit pois lilás

Casal de Ursos Tilda

Boa noite amigos! Como foram de fim de semana? Espero que bem e que tenham aproveitado para fazer o que gostam. Nada melhor do que fazer o que se gosta, verdade?!
Eu trabalhei bastante, estou terminando uma encomendinha para entregar até o fim dessa semana. Mas também curti meus bebês, descansei um pouquinho, bem pouquinho mesmo... E começo a semana a todo vapor!
Ontem, dei uma pausa na produção dos pedidos e fui  me arriscar a fazer uma coisinha pela primeira vez. Quem me conhece e quem acompanha o blog sabe que adoro isso! Adoro aprender coisas novas, principalmente no que diz respeito a minha máquina de costura, que ainda tem muito que ser descoberta, desvendada e explorada!
Bem, foi assim: A escolinha do Henry está arrecadando brinquedos (novos) para doar às crianças que vão passar o Natal em hospitais aqui da minha cidade. Parem e pensem só por um minutinho: Imagina como deve ser horrível para uma criança passar essa data, que era para ser mágica, de festa e confraternização; em um leito de hospital, doente...?! Crianças carentes, que diferente dos nossos filhos, mesmo que estivessem em casa, com saúde, não teriam a chance de ter a mágica visita do Papai Noel...
Como eu estava completamente sem tempo para sair para comprar uma coisinha, corri para minha maquininha e fui inventar alguma coisa! Na verdade não inventei, eu fiz esses ursinhos Tilda, que eu estava "namorando" desde que os vi por aí, soltos e perdidos na net. 
Em vez de dois ursinhos "meninos", como mostrava o molde,  fiz um casal.
Amei fazer! Ainda não peguei o jeito, mas isso é questão de tempo, já já eu pego a manha!!!
No ursinho segui o original coloquei apenas uma gravatinha.
Na "menininha", coloquei um vestidinho rodado e um lacinho na orelhinha. (tudo muito bem preso com costura para não soltar, já que esses vão ser os mimos de bebezinhos).
Aqui, eles já estão embaladinhos para seguir aos pequenos donos!
Quem gostou levanta a mão! Modéstia à parte, eu A-D-O-R-E-I
Esses tem mais ou menos 18cm de altura, mas depois vou fazer em outros tamanhos também.
Vou tentar fazer mais alguns antes do prazo para a entrega das doações terminar lá na escola.
A Tia Gi (diretora da escola que está organizando a arrecadação) vai presentear com esses ursinhos, os bebês recém-nascidos ou bebês de colo, uma vez que ela relatou que é difícil receber doações de brinquedos que sejam adequados para bebês.
Espero que esses ursinhos deixem o Natal de dois pequeninos um pouquinho mais alegre. 
Quero aproveitar para dar boas-vindas aos novos seguidores, agradecê-los por estarem participando desse cantinho e a todos  que comentaram no post da receita do Escondidinho de Bacalhau. Que bom que tem gente apreciando e curtindo as variedades do Petit.
Gente, vou indo por que a correria é grande, não só para mim. Eu acredito que nesse período de fim de ano, todo mundo corre para dar conta de tudo, enfeitar a casa, entregar pedidos, fazer e comprar presentes... Então "vamo que vamo" que o tempo urge!
Até breve,

Receitinha improvisada: Escondidinho de Bacalhau

Olá amigos!
Hoje tem receitinha! Isso mesmo, receitinha!
Devem estar estranhado, né? O blog é de "artes em pano", o que é que receitas tem a ver?
Mas vocês já viram lá na minha recém-estreada barrinha de menu, uma abinha chamada "Géssica na Cozinha"? Não???
Lá eu vou começar a compartilhar com vocês algumas das minhas aventuras na cozinha, só pra variar um pouco o blog (nem só de tecidos vive uma arteira, né?).
Não vai ter nada chique não, gente! Eu não sou nenhuma chef, sou mãe, dona de casa, arteira e mulher também, antes que eu me esqueça. Então raramente tenho tempo de fazer pratos mais sofisticados e demorados.
Mas vai ter sim, coisa gostosa! Receitinhas testadas e feitas por mim.
Hoje tem:
Escondidinho de Bacalhau
Esse é daqueles que a gente faz sem planejamento, com o que tem em casa! Foi assim que eu fiz esse, deu vontade de comer, olhei a geladeira e fiz com o que tinha.

Vamos aos ingredientes:
1 kg de bacalhau
1 kg de batatas
1 ¹/2 xícara de leite
2 colheres de margarina
6 dentes de alho
2 cebolas
2 pimentões
cheiro verde
azeite
3 ovos
azeitonas
100 g de queijo parmesão ralado


Modo de preparo:
Deixe o bacalhau dessalgando na noite anterior em uma vasilha com bastante água.
Na hora do preparo, coloque ele para cozinhar em uma panela também com bastante água. Cozinhe por 15 a 20 minutos.
Descasque as batatas e corte em pedaços grandes e cozinhe na água com um pouco de sal.
Cozinhe os ovos com a casca.
Enquanto isso, corte bem picadinho, uma cebola, um pimentão, o alho, azeitonas e o cheiro verde. Escorra o bacalhau já cozido e o desfie em tiras irregulares. Refogue os temperos já picados no azeite e junte o bacalhau. Deixe refogando por mais 5 minutos para pegar o gosto, depois desligue o fogo e reserve.
Escorra as batatas, passe-as no moedor para fazer um purê. Leve as batatas amassadas ao fogo, junte o leite, a margarina, uma pitada de sal, 2 colheres de sopa de cheiro verde picado e metade do queijo parmesão (50g).
Agora corte em rodelas 1 cebola e 1 pimentão e refogue no azeite até amolecerem e a cebola ficar transparente.
Hora de montar:
Em um refratário de vidro, coloque primeiro a mistura do bacalhau. Em seguida, a cebola e o pimentão refogados e por cima deles, os ovos cozidos cortados em rodelas. Por último, cubra com o purê de batatas, salpicando o restante do queijo parmesão por cima.
Leve ao forno médio por 15 minutos só para gratinar um pouquinho e dourar o queijo parmesão. Está pronto!
Rende 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora


Olha o meu como ficou:
Essa receita prova que mesmo sem todos os ingredientes, dá para a gente adaptar alguns e obter um ótimo resultado também.
(O Escondidinho de Bacalhau normalmente é feito com outros temperos mais, e o purê não é de batata, e sim de mandioca).
Quem fizer a receita, me mostra, tá?


Bjinhos,

Que dúvida...Quanto cobrar pela minha costura???

Oi pessoal, como estão indo de domingo? Por aqui chove, o sol de ontem nem chegou a esquentar direito o telhado... hoje a chuva já está caindo novamente, deixando o dia com aquele arzinho frio e me deixando com aquela vontade de ficar na cama debaixo do edredom... rsrsrs =]

Mas vim aqui hoje para deixar um dica bem útil para vocês. Desde que comecei a costurar, sempre tive dúvidas sobre quanto cobrar pelas minhas peças. Queria colocar um preço razoável por conta de se tratar de um trabalho artesanal, feito manualmente, pelas horas que me dedico à eles e pelo custo dos materiais que nem sempre é baixo... Mas aí vinha aquela pulguinha atrás da minha orelha, e eu ficava pensando se não estaria supervalorizando minhas coisas e se não deveria pôr um preço mais em conta. Mas em contrapartida,se a gente colocar um baixo preço nas peças, mal paga o material, muito menos nossa mão de obra. Começa a não valer a pena financeiramente, a não ser pela satisfação pessoal que todas nós temos em fazer nossos artesanatos.
Percebi que esse não era uma questão que incomodava só a mim. Várias amigas e colegas de blog, que também fazem artes manuais já me procuraram e pediram opinião sobre quanto cobrar por tal trabalho ou perguntando quanto cobro pelos meus. 
Para mim não é incômodo algum ajudar. Pelo contrário, faço questão já que a blogosfera e amigas de blogs sempre me ajudaram tanto, em quase tudo que aprendi. Creio que já que estamos aqui, e temos algo que podemos ensinar ou que nossa experiência nos favorece, por que não compartilhar? Esse é o objetivo e o melhor de se ter um blog, não é? Compartilhar, dividir, aprender, ensinar, divulgar.
Calcular o custo de materiais de costura usados em uma peça não é fácil, uma vez que normalmente não utilizamos todo o material comprado em apenas uma peça. Tecidos, linhas, cordões e fitas, normalmente usamos frações destas. Os tecidos viram retalhos, usamos um pedacinho de nada em uma peça, já em outra um retalho maior. Linha... um carretel ou retrós dá pra fazer um monte de coisa, mas gasta. Então, como ser justo e cobrar só o que foi utilizado?

É aí que entra minha dica! Descobri dia desses no blog Chica Bacana, da Ana Cláudia que alguns já devem conhecer, um post falando exatamente sobre isso, nossas dúvidas sobre quanto cobrar pela costura. Quem quiser ler o post dela, o link é esse aqui. Se puderem, leiam outros posts também que lá tem várias dicas úteis pra gente, sobre tudo.
Nesse post ela disponibiliza para quem quiser baixar, uma planilha que ajuda MUUUUUUUITO nesse cálculo de custos.
Você só precisa ter uma breve noção do Excel para usá-la. Basta preencher os campos com as informações certas, como preço e medidas do tecido que você usou, e todos os outros materiais. Não se esqueça de informar quanto pagou por ele, qual a quantidade total ( por exemplo, fita: quantos metros vem no rolinho? e destes, quanto foi utilizado?) Daí a planilha calcula o valor da fração que foi utilizada. Simples assim!!! O mesmo vale pare tecidos, enchimentos... E uma dica minha: Você pode acrescentar itens, de acordo com o tipo de artesanato que você faz, inclusive, quanto custa sua hora de trabalho. 
O link para baixar a planilha é esse aqui. Baixe-a e personalize conforme a sua necessidade. Vale a pena dedicar alguns minutos para preencher a tabela e no fim, ficar com a consciência em dia e a tranquilidade de estar cobrando o preço justo, para você e para seu público. Colocando um preço justo, você se sentirá valorizado pelo seu trabalho, e os clientes reconhecem isso. 
Bem, espero ter ajudado, e quem baixar a planilha e tiver dúvidas sobre como usá-la, fique à vontade para me perguntar. Me mande um e-mail ou deixe um comentário aqui, ok?

Mudando de assunto! Fui na rua outro dia comprar uns tecidinhos para compor uma encomenda (eram só alguns xadrez, poás e tecidinhos neutros que eu precisava), mas novamente não me contive e comprei uns tecidinhos que me apaixonei.
Gente, eu preciso confessar: Tecidos são minha fraqueza! Não resisto à eles! Sou apaixonada por eles, amo comprar sempre mais, e confesso também que tenho em casa muito mais tecidos do que posso dar conta de usar! rsrsrs! E também tem o fato de que aqui na minha cidade não é fácil encontrar certas estampas, tecidos infantis então... Por aqui, normalmente os tecidos que tem em uma loja, tem em todas as outras. Então, quando eu me deparo com tecidos apaixonantes, eu não perco a oportunidade!
Mas me digam se não são lindos?
Você também não perderiam a linha por eles?
Eles já estão lá na página de tecidos, na abinha do menu "Tecidos Disponíveis".
Bem, fiquem com um bjão e tenham todos uma ótima semana!

Campanha "Adote um focinho carente" = Melhorias no blog!

Boa tarde gente!
Hoje vim aqui falar pra vocês sobre uma coisa muito boa que me aconteceu!
A Elaine Gaspareto, do blog Um pouco de mim está com uma campanha nota 10 (não... nota 1000)!!!
Ela faz parte de uma comunidade chamada "Adote um focinho carente", é um projeto de resgate, castração e encaminhamento para adoção mantido pela Flávia e pela Andréa, sua parceira de aventuras nos resgates.
E para arrecadar mais doações, ajudar nossos amigos peludos e te ajudar também, a Elaine criou o projeto "Me chama que eu vou". Do que se trata:


Olha a belezinha... Ela, a Elaine, te ajuda com seu blog. Com o que por exemplo? Vou colar aqui a própria descrição dela:

"Você tem um blog mas quer deixá-lo mais interessante, com mais recursos e charme mas tem medo do monstro html ou não sabe como mexer?
Me chama que eu vou!
Tem uma amiga (ou amigo) que quer ter um blog mas não sabe como fazer?
Me chama que eu vou!
Viu aqui no blog alguma customização ou gadget que gostou mas não conseguiu instalar em seu blog?
Me chama que eu vou!"

Essa é a proposta!
Em troca, você faz uma doação, o valor você escolhe, o que o seu bolso permitir e o que a sua consciência mandar.
Para mais detalhes sobre esse projeto, clique aqui.

Aqui no Petit, vocês já podem conferir as mudanças que a super-prestativa e inteligente Elaine fez:
Olha lá logo abaixo do banner, a barra de menu
Ela que me ajudou um montão com isso! E podem conferir os novos tópicos que tem nas abas, como "Blog e costura na minha vida", "Quem sou eu"... Aproveitei essa oportunidade para colocar em prática várias idéias que tinha para o blog e precisava de um empurrãozinho!
Ela fez também  o formulário de Contato para Pedidos.
E tem o favicon lindo! (aquela florzinha que fica lá na abinha do Petit no seu navegador).
Estou hipermegasupermaxiFELIZ!

Gente, não percam essa oportunidade de ajudar e serem ajudados! Não acontece toda hora, hein!

Estou imensamente agradecida à Elaine pela disponibilidade e paciência que teve comigo, e por possibilitar que nosso cantinho ficasse mais lindo, aconchegante e prático!

Bem, espero que tenham gostado, foi pra vocês que fiz (é pra vocês que faço cada post, cada arte e tento melhorar cada coisinha no blog)!

Tenham todos uma linda tarde de sábado, aqui está um solzão lindo, depois de muita chuva, dias e dias, chuva de alagar a cidade...
Aproveitem o fim de semana,
Bjus!

Carteira de Atividades, 101 seguidores e PAP chegando!

Olá gente querida!
Olha, hoje vou chegando e me espalhando, cheia de alto-astral e alegria! Por quê? Notaram o painel ali em cima? NÃÃÃOOO? Nuncredito!
Então sobe tudo... vai ali e dá uma espiadinha nos "Amigos do Petit Pois Lilás"...
...
...
...
esperando...
...
Já voltou? Viu? Pois eu vi!!!
101 seguidores!!! 
Ai que gostoso! Isso significa 101 pessoinhas lindas que gostam desse cantinho, 101 amigos que interagem, compartilham, comentam, batem-papo, participam... 101 amigos que ajudama criar o Petit Pois Lilás!
Isso é muito bom gente! Estou assim ó:
Quero deixar BEEEEEMMMM  claro o meu imenso agradecimento a cada um de vocês. E como percebi que o Petit tem seguidores internacionais também, agradeço em vários idiomas!
Sabe que quando criei esse cantinho, tinha apenas o objetivo de trocar idéias, conhecer gente nova que também curte artes, e divulgar meus trabalhinhos... Mas em momento algum, tive a pretensão e a consciência que o Petit pudesse ser tão querido e colecionar carinhos como tem acontecido!
Que bela e gostosa surpresa!
Muito obrigada mesmo gente! Deixo essas lindas flores como forma de gratidão para cada um de vocês (que são bem coloridas, assim como nosso cantinho!)
Mas agora vamos aos trabalhinhos recentes. 

Recebi uma encomenda que fiz com muito carinho. A Sandra, lá do Paraná me pediu que fizesse uma carteira de atividades para o filhinho dela. Me mandou fotos de uma e eu tentei reproduzir. O resultado foi esse:
Comprei esse tecidinho especialmente para a encomenda da Sandra.
A carteira tem 2 bolsos pequenos e espaços para canetinhas / lápis de cor / lápis de cera.
Mas a dona da carteira falou que o rapazinho que ia receber o presente ficaria mais feliz ainda se coubesse em um dos bolsos, um caderno de desenhos, e não apenas um bloquinho (realmente, criança adora mesmo é espaço pra desenhar, né?)
Então, inquieta que eu sou, pedi mais um prazo para minha cliente e fui projetar um modelinho diferente de carteira, um que coubesse o caderno de desenhos. E saiu assim:
 
 
Vou mostrar umas fotinhos das duas juntas para vocês poderem ter uma noção das diferenças...
 No segundo modelinho, coloquei uma alcinha para ajudar a carregar, e este também é um pouquinho maior.
Bem, a carteira que foi fazer a alegria de um menininho lá do Paraná foi o segundo modelinho. Fiz uma sacolinha personalizada para embalar a carteirinha (repara não gente, primeira vez que apliquei um tecidinho na máquina! O próximo sai melhor!) e ela partiu!
Olha ela aí prontinha pra viajar:
Amei fazer essas carteiras e certamente que vou fazer outras com mais tecidinhos lindos que estão aqui pedindo pra sair da caixa e passar pela máquina de costura!
Ah, e quero agradecer também à Carine, lá do Giuliana - Original Handmade, que me deu a maior força com as carteiras (ela faz cada uma mais linda que a outra... é de babar!) e algumas dicas preciosas! Bgada Carine!
Por hoje é só... (opa! só??? esse post foi imenso! rsrsrs!)
Mas tenho uma boa notícia para vocês: por esses dias trago aqui um PAP muito gostoso de fazer e útil! Assim que terminar de editar as imagens eu mostro!
Por hora, fiquem com um bjão e muitos dias criativos!

Estojinho com rosa negra

Boa tarde gente!
Na correria, vou postar rapidinho um estojinho que fiz sob encomenda.
 No zíper coloquei uma rosa que fiz com fita de cetim preto e a base de feltro.
 de pertinho...
 Por dentro, poás pequeninhos também preto e branco.
Bem, espero que tenham gostado. 
Vou indo, hoje é dia de folga do marido, e homem em casa em dia de semana bagunça a rotina todinha.... Mas vou tentar voltar daqui a pouco postar mais alguma coisinha pra vocês, tá?
Um bjinho do coração,

Do que eu não sinto falta do passado...

Voltei! Eu não disse que voltava?
Estava lendo um blog que eu amodepaixão, o blog Eu Leio Magali Moraes, da inteligentíssima e perspicaz Magali (quem não conhece passa lá), e ela propôs a seguinte brincadeira: "O que eu não sinto falta do passado..."
Ela listou as coisas que para ela, não fazem falta, e só para constar, eu compartilho de quase todas! Quem quiser ver o post da Magali é só clicar aqui.
Então coloquei minha caxola para funcionar e também fiz minha listinha de coisas que ficaram no passado, e que hoje são melhores, ainda bem!!!
Então ..."do que eu não sinto falta do passado":
  • De não ter internet, Orkut, blog, Google... Como é que a gente vivia sem trocar receitas pela net?
  • De não ter celular. Gente, amo ter celular, e amo que as pessoas que eu amo também os tenham! E não vale deixar ele desligado, senão, pra que ter um?
  • Das fraldas de pano, calças-plásticas e de quando não tinha lenços umedecidos... Como é que minha mãe conseguiu limpar os bumbuns de 2 filhas sem isso?
  • De ter somente uma opção de programação infantil: Xou da Xuxa... Nada contra gente, mas os milhares de canais infantis da TV a cabo são minhas babás eletrônicas! Quando nada dá jeito para entreter meus pequenos, quem me salva são os Backyardigans!
  • Do tanque de lavar roupas! Tá certo, ele ainda existe, mas a gente usa ele bem menos do que a 15 ou 20 anos atrás, né?! Hoje temos a máquina de lavar e a minha é a minha melhor amiga!
  • Esquentar papinha no fogão: Já fiz muita papinha pra congelar, quer coisa mais enjoadinha do que descongelar os potinhos em banho-maria no fogão! O microondas é item de primeira necessidade aqui e casa...
  • Da Bety Guzzo, da Angélica e da Eliana achando que eram cantoras... Sem comentários!
  • De ser adolescente! Não sinto falta nenhuma... Tá certo, só um tiquinho assim... Mas êita fase ingrata... fase de “pagar micos”,de fazer coisas que hoje morremos de vergonha só de lembrar. De não se preocupar com nada, nem com o aquecimento global, nem com a fome no mundo e não sentir a mínima culpa por isso... Sério, não me orgulho nem um pouquinho! Gosto muito mais de quem eu sou hoje!
  • Do cinema brasileiro de mil novecentos e antigamente (leia-se pornochanchadas...) Podiam nunca ter sido produzidas e não fariam a mínima falta!
  • Dos clipes musicais! Ninguém merece as atuações péssimas dos cantores e cantoras que a gente ama (ama mesmo), mas que ficam melhor cantando do que interpretando suas músicas em cenários psicodélicos!
  • Dos instáveis disquetes. Cansei de perder meus valiosos dados que eu colocava nos disquetes, e de uma hora para outra, paravam de funcionar, se danificavam com qualquer poeirinha... Viva os pen-drives, Cd's, DVD's e HD's externos!
Ah... de mais uma porção de coisas... Mas cada tempo tem seu brilho, e o “hoje” também tem coisas dispensáveis das quais não sentiremos a mínima falta daqui a 15 anos.

Valeu a reflexão... E você, por que também não reflete um pouquinho e faz a sua listinha?!
Um bjão!

Sorteios MARAVILHOSOS!

Gente, vim aqui rapidinho dar uma dica de três sorteios lindos que estão acontecendo por em três blogs mais lindos ainda!

  • Sorteio no blog Minha Mãe Que Fez, da fofíssima Leila Bastos. Gente, ela é linda, tem bom gosto, produz cada roupa de babar, tem um blog cuti-cuti e tá fazendo esse sorteio. Participe! Hoje é o último dia!!!
  • Sorteio do Artes da Luci, comemorando os 3 anos do blog. A Luci é artesã de mão-cheia e entre os prêmios maravilhos, tem coisas que ela faz também! 
  • Sorteio Lenita Vidal Porcelanas. A Lenita faz cada peça que é um sonho, e o sorteio está com prêmios super variados, que agradam a todos os estilos de artesãs.


Bem, ficaram aí as dicas! Vão lá e participem, eu já estou dentro!!! Depois não vão dizer que não ganham nada!!! se não participar, não ganha mesmo!
Volto daqui a pouquinho com mais coisinhas.
Bjokas

Necessaire Floral

Boa noite a todos! Gente, vou começar agradecendo imensamente às visitas, aos comentários super-carinhosos e aos seguidores! AMO CADA UM DE VOCÊS! Verdade!!! É muito bom receber cada visitinha, ler e responder cada comentário, saber a opinião de vocês, saber que vocês estão gostando do cantinho e das minhas arteirices! Obrigada mesmo! E estou muito feliz também por estar quase chegando aos 100 seguidores!!! Sonhei com isso, tanto! Sem vocês esse blog não seria o mesmo...
Mas vamos às artes então?!
Necessaire floral...
Essa já tem dona.
Florzinha de fuxico com o cabinho bordado.

 Alcinha removível com mosquetão.
 Acabamento de tecido no zíper.
Fofa, não?
E vocês? estão aproveitando o restinho de feriado? Aproveitem bastante, curtam, dancem, namorem, criem...   Por que a vida só se vive uma vez!
Bjão e boa noite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...