amigos do Petit pois lilás

Novidades no mundo das tintas!



Mais novidades minhas queridas!!! Nesses últimos dias estou a todo vapor!!!


Essas são minhas mais novas criações:


Essa é a barrinha de uma camisa:


E o botãozinho de rosa no detalhe das costas. Um charme!!!

Frente:


Detalhe das Costas:

 

Outra......................

Frente:

 

Detalhe das Costas:


O Pluto - Outra camisa!


Todas essas camisas foram encomendas da Tia Gi (obrigada pela colaboração, Tia!)

 Um paninho de prato:



E a camisa a seguir foi mais um pedido da Tia Gi, a camisa de contar histórias...! Legal né?
Pintei o cenário e ficou assim:



Aí, com o toque da Tia Gi, ficou assim:


E assim:


Ou assim:


Ou ainda assim:



Um sem-fim de possibilidades! Todas com as aplicações em feltro da Tia Gi e os dedoches de contar história.
Uma parceria que deu mto certo e que com certeza ainda renderá mtos frutos!!!
Já estou trabalhando em outros cenários para comtar histórias com minha parte em pintura e a parte da Tia Gi no acabamento em feltro. Assim que tiver mais alguma coisa pronta eu posto!

Ah! Eu já ia esquecendo!!! 



Esses pirulitinhos fofos e mto delicados eu fiz a 1 ano e meio atrás, pra dar de lembrancinha de maternidade quando o Ian nasceu.




Lindos, não? São ímãs de geladeira, e facílimos de fazer!



Essa é a parte de trás:


Espero que tenham gostado das novidades, e aguardem que estou atarefadíssima neste momento, isso significa mtos posts e mtas fotos de novas criações em breve!!!

Camisas velhas novinhas em folha!

Essas são três camisas minhas, tão sem graças e xoxinhas que eu resolvi dar uma vida nova!





Roupa nova sem gastar um tostão!!!

E essa é uma fronha que pintei pro meu bebê dormir com os anjinhos:



 Bjinhos!!!


 

Paninho pintado no Passo a Passo

Boa noite pessoal!
Lembra daquele paninho que pintei no Passo a Passo do cursinho de pintura???
Olha como ele ficou:


Na verdade ele era um restinho de fralda que sobrou do enxoval do Ian (meu caçulinha, que está com 1 aninho e quase 5 meses) e alguns pedacinhos de viés que eu tinha por aqui. Reciclei e ele virou um bate-mão para a porta da geladeira! E ainda serviu para eu passar pra frente um pouquinho do que sei sobre pintura!!!
Isso é que é "unir o útil ao agradável"!!! rsrsrsrs!


Fofinho né? 
Bjinhos e boa noite!

Dicas de combinações para nuances


Dicas de tonspara nuances:
(Cores Acrilex)

Amarelos:

Amarelo bebê + amarelo limão
Amarelo bebê + amarelo ouro
Amarelo limão + amarelo ouro
Amarelo ouro + siena naturalmente
Amarelo ouro + CarAmelo
  
Verdes:

Verde bebê + veRde veronese
Verde bebê + verde folha
Verde pistache + verde musgo
Verde pistache + verde pinhEiro
Verde folha + verde pinheiro
Verde folha + verde musgo
Verde pistache + verde oliva

Rosas:

Rosa bebê + rosa escuro
Rosa bebê + rosa chá
Rosa BEBÊ + magenta

Roxos e Lilazes:

Lilás + violeta
Lilás + magenta


Azuis:

Azul bebê + azul turquesa
Azul bebê + azul mar
Azul bebê + azul caribe
Azul mar + azul turquesa
Azul turquesa + azul marinho

Laranjas:

Salmão + laranja
Amarelo pele + laranja

Para rostinhos e tons de pele:

Amarelo pele

Contornos:

Preto
Sépia
Jacarandá
Marrom

Cinza:

Azul bebê + cinza lunar
Branco + cinza lunar

Vermelhos:

Rosa bebê + vermelho vivo
Vermelho vivo  + púrpura
Vermelho vivo + vinho
Púrpura + vinho

Essas foram algumas sugestões de tons para formar contrastes e nuances que geram bons resultados. Lembrando sempre que a cor que você irá usar primeiro é sempre a mais clara (a que vem primeiro na listagem acima). Agora você só precisa escolher a combinação que mais se aplica a sua pintura e mãos a obra!

Bjux!

Cursinho Pintura em Tecido com Molde Vazado Passo a Passo


Meninas, a seguir vou compartilhar com vocês um pouquinho da técnica de pintura em tecido com molde vazado.

Pintura em Tecido com Molde Vazado
Molde Único
Passo a Passo

Você vai precisar de:

Pincel batedor (2 pincéis para cada tom usado na pintura)
Espátula (para retirar a tinta da embalagem, mas também serve uma colherinha ou uma espátula de manicure, daquelas de afastar cutícula)
Fita crepe (para fixar o molde)
Placa de Eucatex (para fixar o tecido)
Cola permanente
Copo
Pratinho descartável (servirá de palheta)
Toalhinha velha ou trapo (para limpar a espátula)
Molde vazado de sua preferência (aqui você encontra alguns)
Tinta para tecido Acrilex das cores desejadas para o molde (serão pelo menos 2 tons de cada cor a ser utilizada. Ex: para pintar uma árvore você irá usar um tom de verde mais claro, outro mais escuro, para fazer a nuance, e assim com cada cor a ser usada no desenho)
Tecido a ser pintado (qualquer tecido de algodão, pano de prato, fronhas ou lençóis, toalhas, roupas, etc. De preferência em cor clara)

 


Então vamos começar:


Comece aplicando uma camada da cola permanente na face lisa do eucatex. Use um pedaço de pano velho para isso. Você irá observar que a superfície ficará pegajosa e assim permanecerá, podendo ser usada com várias outras peças de tecido sem que seja necessária outra aplicação.

Estique bem o tecido sobre o eucatex. Se houver sobras para os lados, dobre-as para baixo da placa para evitar possíveis acidentes com a tinta durante a pintura.
  
Posicione o molde sobre o tecido, tomando cuidado para centralizá-lo (no caso de camisas). Fixe o molde com a fita crepe pelas laterais.

 
No caso de molde único, escolha um ponto por onde começar (aquele em que usará a mesma cor por mais vezes) e cubra com a fita crepe todos as outras áreas. Aqui, neste molde, vou começar pelo verde das folhas, portanto, cobri com fita crepe todas as áreas próximas ao verde que não quero que manchem.



Com a espátula pegue uma pequena quantidade das tintas a serem usadas, os dois tons e coloque no pratinho descartável, separadas. 


Pegue o primeiro pincel batedor e envolva parte de suas cerdas com fita crepe para que ele fique mais firme. Faça isso com todos os que for usar e os coloque no copo com as cerdas para cima, para não danificá-los. 


Agora que você já tem seu campo de trabalho, é hora de começar a pintar!

Molhe o pincel em um pouco da tinta mais clara. Dê algumas batidinhas no prato com o pincel para se livrar do excesso de tinta. Pintura em molde vazado utiliza o mínimo de tinta possível, caso contrário, a tinta em excesso pode escorrer por baixo do molde e comprometer o resultado do seu trabalho. 



Nota: Em uma boa pintura com molde vazado, a tinta nunca aparece no lado avesso do tecido.

Cubra a figura do molde com a cor mais clara, dando umas batidinhas com o pincel, ou mesmo esfregando-o levemente sobre a superfície o tecido.

 
Agora é hora de fazer a nuance, que dá profundidade, brilho e textura ao desenho:

Molhe o segundo pincel no tom mais escuro de tinta, retire o excesso e passe-o bem de leve apenas sobre as bordas da figura que está com a tinta mais clara. Faça isso com movimentos circulares, como se estivesse esfumaçando o desenho.

 
Agora, para dar o acabamento e garantir um resultado mais caprichado, volte com o pincel da tinta mais clara e esfumace onde a cor clara se encontra com a escura. (Não é preciso molhar o pincel novamente na tinta, use-o apenas sujinho de tinta da aplicação anterior). Tente diminuir ao máximo o contraste entre os dois tons, onde as cores se encontram, deixando o centro mais claro e as bordas levemente um tom acima. 

 Repita isso em todas as partes do molde que levarão a mesma combinação de cores.


 
Agora, com cuidado para não deslocar o molde, retire a fita crepe que cobre as outras áreas do molde e cubra também com a fita as áreas que já foram pintadas.

Escolha os outros 2 tons da cor a ser utilizada e repita o processo de nuances, lembrando sempre que a primeira cor a ser aplicada será a mais clara.



Observe que na maçã, na uva e na pêra, usei cores diferentes e não apenas os 2 tons da mesma cor para fazer a nuance. Na maçã, usei o amarelo limão como base, em seguida o vermelho vivo e depois o púrpura. Na uva, primeiro foi o lilás, depois o violeta, e por último, bem de leve passei apenas o pincel sujo com a tinta púrpura para dar mais realidade a cor da uva. E na pêra usei o amarelo limão e o verde folha para fazer a nuance.
No início não é recomendável misturar cores diferentes às nuances, além dos 2 tons da mesma cor. Quando você sentir mais confiança, você pode começar a usar 3 tons da mesma cor para melhorar ainda mais a pintura, e também misturar outras cores, como eu fiz acima.



Nota: Note que no cabinho das frutas (marrom) eu não fiz nuances. Áreas muito pequenas (com menos de 1 cm) não necessitam de nuance. Use a cor mais escura dos 2 tons que você estava usando.

Agora que você já sabe a técnica e pegou o jeito, é só repetir o processo em todo o molde, retirando a fita crepe das áreas que vai pintar e cobrindo as áreas já pintadas.

Nota: Use sempre um pincel para cada tom de tinta, nunca reutilize um pincel sujinho de verde claro para aplicar tinta com um outro tom de verde. O resultado pode não ser o esperado e a nuance ficará indefinida. Portanto, tenha vários pincéis.

Nota: Cuidado redobrado com a tinta preta, ela borra com muita facilidade, então, use o mínimo de tinta e vá molhando o pincel quantas vezes precisar para cobrir a área aos poucos.

Ao final da pintura é só retirar o molde de cima do tecido, destacando as fitas crepe, com cuidado para não borrar qualquer resquício de tinta que possa estar sobre o molde e manchar o tecido. 




Prontinho!!!
Fácil não é?
Sabendo esses passos, você já pode fazer qualquer pintura com molde vazado. 

Dicas:

Ao final da pintura, limpe seu molde com álcool e um paninho macio seco. Não guarde seu molde sujo de tinta, as bordas ficam manchadas e estraga os próximos trabalhos.
  
Lave seus pincéis com água e sabão ou detergente de cozinha, e só guarde depois que secarem.
  
O tecido pintado seca bem rápido, após secar pintura, passe com ferro morno para fixar a tinta e não desbotar na lavagem, e só lave 72 horas após a pintura, no mínimo.



Em breve estarei postando um cursinho Passo a Passo de Pintura em Tecido com Molde Vazado para moldes múltiplos. São desenhos que contam com várias camadas de moldes, para serem pintados em etapas, normalmente um molde para cada cor utilizada.
Espero que o cursinho seja útil para quem está querendo começar um hobby novo ou para quem quer levantar uma graninha!!! 

Bjusssssss 1000!

Capa de notebook com retalhos



Essa foi minha minha primeira encomenda de capa para notebook!


Ficou mto linda né????


Parte de trás:


Por dentro, forro certinho!


Detalhe da abinha!

Tentei caprichar, né... Afinal, a trabalho bem feito se vende sozinho!!! Minha primeira cliente satisfeita!!!


O travesseirinho do marido!!!!

Olá meus xuxus!!!

Olha essa:



Essa foi a segunda capinha que fiz. Resolvi treinar um pouquinho depois que ganhei a máquina de costura. Eu nunca havia costurado, não tinha ninguém disponível pra me ensinar e tempo pra fazer um curso de corte e costura é um luxo que eu não tenho. Então, mãos a obra: comecei a aprender sozinha mesmo... 
Essa eu fiz pro notebook do meu marido, ficou parecendo um pijaminha, ou melhor, um travesseirinho!!! 



O pano??? Meio feinho, né?!!! Uma camisa velha do marido!!!! Reciclagem, minhas caras, reciclagem!


E fui assim... Testando, fazendo e errando, desfazendo muitas costuras... Mas a capinha saiu! e até que pra primeira vez que eu mexo numa máquina de costura, não está tão ruim assim...




Agora, toda bolsa, capa, necessáire que eu vejo, já vou logo virando do avesso, e "desmontando" mentalmente pra descobrir como se faz!!!!


Moral da história: Tenha sempre fé em vc mesma! Acredite que vc consegue, e com força de vontade e um pouquinho de dedicação, qualquer coisa sai do papel!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...